
Uma pesquisa feita pela universidade de Duke, nos Estados Unidos, revelou que certos alimentos podem melhorar ou piorar o gosto do cigarro na boca, chegando a conclusão que uma mudança na alimentação, além de ajudar a parar de fumar, pode ainda ajudar a manter o peso sob controle.
A pesquisa foi feita com 209 participantes, sendo que 45% deles disseram que após consumirem leite, iogurte, frutas, legumes e sucos naturais, a vontade de fumar diminuiu. Por outro lado, estas mesmas pessoas disseram que a vontade aumentou após consumirem carnes vermelhas, doces, café, refrigerantes e álcool.
A nutricionista Maria Cristina Mauro, da Clínica Anti-Fumo, no Rio, lembra que os fumantes não tem uma boa saúde devido ao seu vício e que uma alimentação saudável seria essencial para fortalecer o sistema imunológico.
Em geral, ela diz que a maioria dos fumantes são sedentários, ingerem alimentos calóricos, tomam muito café, álcool e abusam dos carboidratos.
Além disso, consomem poucas vitaminas, minerais e fibras, o que facilita o aparecimento de doenças.
A mudança nutricional ajuda o fumante a controlar a ansiedade e recupera o organismo, em especial o sistema respiratório.